Organização dos copos da água

Olá amigos e amigas!

Não sei como acontece nas vossas casas mas aqui, todos têm a rica ideia de tirar um copo do armário de cada vez que pretendem beber um golinho de água. Depois disso, o bendito copo fica na bancada. Da próxima vez que vão beber água já há mais do que um na bancada. Ora como não dá para saber de quem são, toca a tirar outro para matar a sede. Este vai-se juntar aos anteriores para uma party na banca. Ao chegar à hora da refeição, quem tem a tarefa de por a mesa também não sabe de quem são os copos e vai de buscar copos lavados ao armário…

No fim do dia, apesar de sermos poucos cá em casa, há perto de uma dúzia de copos para serem lavados. Se for para lavar à mão é trabalho extra que enfurece. Se for para lavar na máquina, é fácil de ver que não cabem no tabuleiro superior, contando com as canecas do lanche e do pequeno almoço, “taparueres” e outros…

Refleti um pouco e decidi por ordem nisto tudo, a ver se nos entendemos… Queria uma solução simples mas também não precisamos de beber todos do mesmo copo para evitar sujar loiça («iaca», diria a minha “pikena”).

Decidi usar uma espécie de pequeno tabuleiro que tinha aqui por casa e etiquetar os lugares dos copos. O tabuleiro é de plástico azul escuro, o qual não encaixava na decoração da cozinha e tinha um ar baratucho. Resolvi encapar com plástico autocolante a imitar madeira entrançada. Assim, disfarça-se melhor o aspeto plástico.

Depois colei uma pequena etiqueta com a identificação de cada membro da família e ta-da… Já não precisamos de sujar dezenas de copos por dia, apenas para beber água!

Do lado da beira da bancada, fica o lugar do copo da criança, por lhe ter melhor acesso. Esta estratégia serve para copos onde só bebemos água, porque não ficam sujos e podem ser reutilizados sem lavar. Se beberem sumo ou outras bebidas, já esta reutilização não se aplica devido a se misturarem as bebidas ao reutilizar o copo. É claro que ao fim do dia, todos vão a lavar, né?

Resumindo, sem ser fundamentalista: se dá para reutilizar o copo, muito bem, se estiver muito sujo (por dentro ou por fora), usa-se outro. E todos sabem que copo é de quem.

Assim fazemos aqui em casa e todos aprovaram a estratégia. E vocês, têm outra técnica de organização? Partilhem, olhem que a Jo Mãozinhas gosta de aprender!

Beijocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *