Reutilizar materiais – gaveta porta-cápsulas de café

Olá amigos e amigas!

Hoje trago-vos um trabalho fresquinho, fresquinho!

Na semana passada, a máquina de café expresso aqui de casa deixou de querer funcionar. E entrou logo para a reforma. A máquina era daquelas de punho, com filtro especial para fazer um café com bastante espuma. Gostei muito dela (foi a nossa segunda) e tive muita pena que se tenha estragado. Até porque sempre utilizámos café de marca branca e produzia um café bem saboroso, a baixíssimo custo.

A máquina foi prontamente reformada até porque tínhamos guardada em casa uma máquina de café de cápsulas, prenda de casamento. Assim, fora com a velha e venha de lá a nova!
Quem me conhece sabe que me custa muito deitar fora algo que possa reutilizar. Por isso, retirei da máquina velha o depósito da água e toca a magicar uma forma de o por a bom uso.

Pensei que o podia colocar perto da máquina para arrumar as cápsulas ali à mão sem ocupar espaço de bancada, já que a pus debaixo da torradeira. Assim em aberto, não se tornava prático arrumar as cápsulas. Por isso pensei numa gavetinha e fiz um esboço rápido. Peguei

numa caixa de Nestum vazia, colei o cima e o fundo com fita-cola larga e recortei um dos lados. Fica bem prático mas com este tamanho de gaveta, ficavam alguns centímetros desaproveitados.

Próximo objetivo: gaveta de tamanho perfeito e forrada para fins estéticos!

 

Material necessário:

  • caixa de cereais vazia
  • x-ato
  • tesoura
  • fita-cola larga
  • caneta ou lápis
  • régua
  • tábua de cozinha (proteger a mesa dos cortes)
  • papel autocolante ao nosso gosto, adequado à decoração da nossa cozinha

Passo-a-passo em três tempos (ou quase): 

Em primeiro lugar, terá de medir muito bem o interior do depósito da água. Meça a largura, a
altura e a profundidade! Aqui podem ver as medições que eu fiz e mais abaixo irão compreender porque é que eu estou a sublinhar estas medições.

Só há duas medidas no meu bloquinho?! Pois só! Mal sabia eu que iria correr um pouquinho mal! Mas tudo se resolve!!!

Em segundo lugar, é tempo de recortar a caixa à medida certa. Colei o topo e o fundo com fita-cola larga e recortei um dos lados da caixa para formar a gaveta à altura certa. A minha gaveta era muito larga (três centímetro a mais), mas fazer um recorte direito e colar com fita-cola, suponho que a gaveta ficaria frágil demais. Por
    isso, pensei fazer um recorte em zigue-zague,
que manteria a firmeza da gaveta mesmo depois de colada. Cortei em cada risco que vêem na imagem. Posteriormente juntei as duas partes em  L e colei de volta com a fita-cola larga.

  Ainda pensei colar um retangulo de papelão retirado do lado descartado da caixa de cereais para reforçar o fundo da gaveta mas
achei que não era preciso e assim ficou.
Em terceiro lugar, restava forrar a gaveta para ficar bem gira. Forrei por dentro e cobri por fora. O plástico autocolante que escolhi é muito fino e com uma só camada ainda se vêem as ilustrações da caixa. Por isso tive de colocar duas camadas por fora.

E já está! Mas esperem aí!!! A gaveta não cabe no depósito… pois… não medi a profundidade e agora a gaveta está estragada… porque é que não verifiquei antes de a forrar??? Agora vou ter de a deitar fora e recomeçar tudo do 0… Bem, talvez possa recortar agora a profundidade e colar… Talvez não se note… Mãos à obra!

Tenho de recortar cinco centímetros e usei a técnica de recortar em zigue-zague para manter
a firmeza da base. Colar de volta e voilá! Agora sim…

Só falta um recorte pequeno à frente para se poder puxar a gavetinha… E aqui está o resultado final:

Que tal? Fica fixe? Eu e todos aqui em casa gostámos!

 

Se consegui inspirar os seus trabalhos deixem-me um comentário.

Beijocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *