Gorro em um serão só – passo a passo

Não há nada mais satisfatório do que um projeto que se realiza numa tarde ou num serão só. O gorro que vos vou apresentar é um desses, fácil, rápido e polivalente. E com um pouco de criatividade, produzem-se com cores bem giras que os tornam também estilosos.

Este gorro é perfeito, fica bem a toda a gente pode ser feito em vários tamanhos, conforme o estilo desejado. Pode ser numa cor só ou podem fazer listas. Podem colocar uma flor para dar
um ar feminino, ou então um emblema desportivo, não há limite para a versatilidade

Segui as indicações que estão neste site aqui mas acrescentei algumas voltas porque o meu modelo tem a cabeça grande.

Utilizei lã de grossura 3-light, marca Schachenmayr, (foram os restos dos projetos do chapéu em croché com botões e das luvas sem dedos). Utilizei uma agulha de croché de 5 mm e um marcador de carreiras. Este gorro é trabalhado em espiral e não se unem os pontos no final de cada carreira. É por isso que um marcador de carreiras é imprescindível, principalmente se optar por fazer listas.

Este modelo é muito versátil, serve tanto a miúdos como a graúdos. Tal como eu, assim que fizerem um irão querer fazer vários de cores diferentes!

 

Passo a passo

1ª carreira (carr): Começar por fazer um anel mágico e 7 pontos baixos (pb). Não se une o último ponto ao 1º da carr. Trabalha-se em espiral e assim não se vêem as transições de carr. (Para não se perder nas carr, coloque o marcador de carr no 1º ponto (pt) da próxima carr e desloca-se ao iniciar cada uma.)

2ª carr: Fazer 2 pb em cada pt (14 pb no total)

3ª carr: 1pb no 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (21 pb no total)

4ª carr: 1 pb nos 2 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (28 pb no total)

5ª carr: 1 pb nos 3 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (35 pb no total)

6ª carr: 1 pb nos 4 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (42 pb no total)

7ª carr: 1 pb nos 5 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (49 pb no total)

8ª carr: 1 pb nos 6 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (56 pb no total)

9ª carr: 1 pb nos 13 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (60 pb no total)

10ª carr: 1 pb nos 14 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (64 pb no total)

11ª carr: 1 pb nos 15 1º pt, 2 pb no pt seguinte, repetir até ao fim da carr (68 pb no total)

12ª carr até ao final: 1 pb em cada pt

Rematar.

 

O tamanho do chapéu será determinado pelos gostos da pessoa que o usar. Quem quiser só acima da orelha, chegam 27 carr. Eu fiz uma média de 40 carr para os meus modelos. (36 para o meu irmão, não tem cabelo que faz volume; 35 para o meu sobrinho de 5 anos com muito cabelo; 48 para o maridão com cabelo, etc.). Por aqui faz muito frio no inverno e todos quiseram as orelhas bem agasalhadinhas!

Ao trabalhar com listas de cores diferentes, precisamos de estar bem atentos à transição de cores para dar harmonia ao conjunto. Escolha bem as cores e mude de cor de forma a fazer carr inteiras de cada cor. No último pb da carr, deixar o pb a meio (naquele momento em que ficam duas laçadas na agulha). Puxar a lã de cor diferente para terminar o pb. Depois fazer a carr inteira ou mais carr na nova cor. Tenham atenção que se o gorro for todo da mesma cor, não tem frente nem trás. Porém, se fizerem listas, vê-se a transição, que em princípio será a parte de trás.

Este foi aquele que fiz para o meu sobrinho, a pedido. Tinha muita lã azul mesclado e pouca vermelha mas o menino é benfiquista! Ao juntar o azul e vermelho achei que os dois tons não ficavam muito bem juntos. Por isso, pus um pouco de cinza escuro na transição entre as cores. O branco foi para alegrar um pouco o conjunto. Resumindo, fiz 11 carr em azul, 2 em branco, 2 em azul, 1 em cinza escuro, 6 em vermelho, 1 em cinza escuro, 2 em azul, 2 em branco e 8 em azul. Ele adorou!

O do meu irmão foi o primeiro que fiz, o da foto do meu modelo (sem cara, hehe). Neste fiz 8 carr em preto mesclado, 3 em cinza claro, 1 em preto mesclado, 12 em lã matizada de azuis, verdes e beges, 1 em preto mesclado, 3 em cinza claro e 8 em preto mesclado. Ficou muito orgulhoso por ter o “protótipo”, como ele lhe chamou!

 

O do marido também foi às listas. Fiz 8 carr em preto mesclado, 3 em cinza claro matizado, 2 em bege, 2 em castanho claro, 2 em castanho médio, 4 em castanho escuro, 2 em castanho médio, 2 em castanho claro, 2 em bege, 5 em cinza claro matizado e 6 em preto mesclado. Ficou felicíssimo por andar quentinho e cheio de estilo!

 

E vocês, vão tentar? Que cores vão escolher? Contem-me tudo!

Beijinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *